Algumas pessoas adquirem curiosidade maior do que outras para a leitura e o aprendizado. Notar que tipo de preparação anterior a criança e adolescente traz consigo para o estudo pode ser de grande ajuda na hora de orientá-los a estudar. O ideal seria preparar a criança desde que entra na FUNDHAS para vencer, e sabemos que vencer inclui estudar.
Algumas pessoas não gostam de estudar, mas é uma obrigação, por isso mostrar as crianças e adolescentes o quanto pode ser prazeroso estudar e como o mundo pode mudar com este estudo é bom, bacana e necessário!
Seja um exemplo. Se você não gosta de estudar não diga isso aos seus alunos. Leia revistas, jornais, mas crie o hábito de ler. Quando eles vêem pessoas que são referência lendo há forte tendência de fazer o mesmo. Direcione a leitura de seus alunos além das revistinhas tipo Mônica ou Luluzinha, disponibilize livros com ilustrações. O bom é levá-los a biblioteca municipal e fazer o cartão de sócio de todos e aproveite visite museus que estão ali perto como à sala de exposição no Espaço Mário Covas e a Helena Calil e o Museu do Folclore – esses espaços contribuem com a formação de uma forma prazerosa e a vivência os estimularão a se apropriarem, adquirindo confiança para irem sozinhos em outros momentos
A rotina na sala de aula é ótima para condicionar as crianças e adolescentes aos estudos. Combine com eles uma rotina que os envolva e os responsabilize com o cuidado com a sala e unidade. Dentro desta rotina estabeleça um horário para que possam fazer a lição de casa. Cuidado! Não faça da rotina de seu aluno uma rotina desgastante. Crianças e adolescentes têm necessidades como todos nós, de diversão, não sobrecarregue a semana deles lembre-se, eles têm atividades na FUNDHAS e na escola em horário complementares. O que é excesso mais prejudica do que ajuda.
Tente arrumar maneiras divertidas para eles estudarem. Tente relacionar os estudos com algo que eles gostem de fazer. Você tem que transmitir a idéia de que "estudar é legal". Se nós, educadores sociais, quase dormimos com treinamentos entediantes, imagine uma criança de onze anos... portanto, crie maneiras divertidas pra repassem conhecimentos da escola como brincadeiras, jogos. Invente jogos que os levem a isso, como o jogo de perguntas e respostas sobre algum tema abordado na escola específica ou sobre um livro lido.
O importante é que o que eles estejam aprendendo e que seja instigante pra eles. Procure sempre relacionar o que precisam aprender a alguma coisa que eles gostem. Use a sua atividade para abordar assuntos da escola. Por exemplo, se for educador da sala de informática procure instalar vídeos, programas de computador de português e outras matérias e que sejam divertidas. Se trabalhar com comunicação imagine como seria para a criança ou adolescentes apresentarem um trabalho de ciências ou outras matérias na escola com um programa de rádio ou uma animação de matemática? Quantos esquetes de teatro daria para fazer com os textos de historia? Nas aulas de artes quantos temas de geografia, como composição de relevos, vegetação, tipos regionais podemos usar? Você já pensou em usar amostras de solo como tintas?
Mostre interesse. O interesse é fundamental para quem quer que seus alunos desenvolvam gosto pelo estudo. Por isso pergunte a eles o que aprenderam de operações como a multiplicação na aula de matemática, mostre interesse pelo assunto e assim conseguirá manter o interesse deles.
Estude com eles... Seja paciente, torne o estudo divertido... Ajude-o a pesquisar, mostre diferenças, alerte para o que eles estão estudando. As crianças gostam da companhia dos adultos. Elas gostam de mostrar o que sabem e entenderam, mas tudo isto sem stress.
Use o Sistema DECA para acompanhar o desempenho acadêmico de seus alunos, você tem também o setor de Acompanhamento Escolar pra te dar suporte junto a rede publica de ensino e sempre que puder presenteie com livros, isso é estimulante.
Atividades da Fundhas (teatro, música, esporte, dança) são atividades que devem propiciar aos seus alunos a escolhas para o futuro, sendo assim incentive-o a experimentar as diversas linguagens, atividades e vivências.
Cuidado com a auto-estima. Na adolescência e na infância é importante dar valor e estimular cada vez mais a autoconfiança e a auto-estima de seu aluno. Ela é um fator muito importante para que levem projetos adiante e sejam bem-sucedidos. Talvez o educador seja o único estimulador. Sempre deixe bem claro aos seus alunos que eles são capazes e mostre que acredita neles, para isso, o educador deve, de fato, ter essa crença.
Valorização. Cada vitória de seus alunos deve ser levada em conta. Não estipule metas, mas deixe que eles conquistem por si mesmo o que ele quer para eles.
Há uma tendência na FUNDHAS de valorizar destaque no esporte e áreas artísticas, faça tudo para valorizar quem tem boas notas. Evite estimular competições entre os colegas, mas sempre estimule e parabenize os sucessos. As competições não mediadas pode se transformar em atritos mal resolvidos.
Aprender a respeitar seu aluno é a melhor forma de incentivá-lo a estudar, por isso se imponha menos e incentive mais por agir de acordo com as dicas citadas e com sua intuição de educador. Com certeza os resultados serão surpreendentes e excelentes. Não há receitas prontas, mas existem inúmeras experiências de sucesso no Canteiro de Projetos e em outros espaços educativos. Pesquise, inove... conheça seu público, registre suas experiências de sucesso. Você é um agente importante neste processo.
Enfim, façar comparações entre desejos de adulto (compras, profissão, respeito) e necessidade de estudo.
Adaptação do original http://www.blogers.com.br/como-incentivar-seu-filho-a-estudar/ com acréscimo de experiências de educadores sociais, muito “pitaco” da Zilda e correção de Cristiana Bigoli
Meu Deus me desculpe devo estar vivendo em outro mundo, canteiros de projetos onde não usamos mais, mudaram a maneira de trabalho, quanto as atividades esportivas , sabe desculpa realmente eu não vivo neste mundo ou estão querendo me passar algo que ainda não vi, ou talvez me falta inteligência pra entender certas coisas que acontecem nesta instituição,me desculpe ai!
ResponderExcluir