Oferece respostas ajustadas, compreensivas aos problemas sociais de forma a contribuir para suas melhorias.
O educador social é um conceito profissional em construção, com perfil ligeiramente difícil de delimitar. São preferencialmente técnicos de nível superior, geralmente da área da educação, psicologia ou sociologia, orientados para trabalhar em vários cenários. Mas também são cuidadores , recreacionistas, instrutores, agentes de saúde, educadores ambientais entre outros que se dedicam a ajudar pessoas a melhorar o meio social.
Esta polivalência favorece a intervenção nos mais diversos contextos, educativos e sociais, culturais, econômicos e etários e que estejam ou não em situação de vulnerabilidade.
Esta polivalência favorece a intervenção nos mais diversos contextos, educativos e sociais, culturais, econômicos e etários e que estejam ou não em situação de vulnerabilidade.
Seu compromisso é a transformação social. Trabalha com a educação não formal, com indivíduos ou grupos provocando-os a assumirem condutas assertivas. Sua metodologia é observar, interpretar as reais necessidades e motivá-los para a ação.
A sua proximidade com a comunidade permite valorizar a importância de cada situação, viabilizando a intervenção de políticas sociais do estado ou de ONGs. Quanto a atuação com indivíduos estabelece uma relação de confiança, motivado-os a dar o salto qualitativo e quantitativo não precisando, depois de algum tempo, da assistência diferenciada .
A educação social é a estratégia para empoderar (empowerment) indivíduos a obter valores e atitudes desejáveis em relação à saúde, a segurança, a afetividade, ao aculturamento, a espiritualidade, a organização social e econômica e o exercício da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário