sábado, 23 de abril de 2011

Blogs viram incentivo a aprendizagem

Alunos da Fundhas aprendem a fazer blog

Victor Moriyama

Fundhas investe nos blogs; mais do que diários virtuais, os blogs servem como uma atividade sócio-educativa

Simone Siqueira
São José dos Campos

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José, investe nos blogs como ferramenta de aprendizagem para seus alunos. Mais do que diários virtuais, os blogs servem como uma atividade sócio-educativa.
Os alunos desenvolvem a ferramenta e usam o espaço para disseminar ideias e informações. É o caso de Diego de Jesus Bretas, de 16 anos. Há duas semanas, ele criou dois blogs: um com dicas de informática e outro sobre poemas e sonetos, com o nome ‘Um momento para pensar’.
Segundo o estudante, o primeiro já teve 110 acessos, e o segundo, 49.
“O de informática tem a função de ajudar as pessoas, e criei até um ‘vídeo-dicas’. O outro tem poemas e fala da vida de poetas. Estou pondo em prática o que aprendi na Fundhas”, disse ele, que pretende atuar como designer gráfico ou web designer.
Para a supervisora de Projetos Suplementares da Fundação, Arlete Aparecida Leite Nogueira, o uso do blog na educação é uma forma de aprender em comunidade e com responsabilidade.
“Notamos que a autoestima deles melhorou, eles se sentem mais importantes ao administrarem seus blogs. Os alunos também ganharam em criatividade e leitura, com textos mais bem formatados”, disse.
Segundo ela, 15 blogs já foram criados. Das 21 unidades da Fundhas, 18 já implantaram o projeto.
Recurso. O objetivo, segundo a Fundhas, é que os blogs sejam para os estudantes um recurso educativo na aprendizagem, para contribuir no processo da autonomia e reflexão.
A estudante Carolline Trípoli, 17 anos, também se preocupou em informar os internautas. Seu blog com dicas de web design já soma 40 visualizações por mês. “Um blog pessoal destinado aos amigos vira um diário, mas um blog profissional se torna uma ferramenta de pesquisa. O aprendizado fica muito mais dinâmico.”

fonte: O VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário