domingo, 5 de junho de 2011

Juventude e Emprego: Educar para qual Trabalho?

INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 15 de Junho de 2011
Horário: Das 9h às 17h

Informações Adicionais:

Secretaria de Eventos – FE/UNICAMP
eventofe@unicamp.br

SOBRE O EVENTO

Educação, escolarização, emprego, desemprego, trabalho de jovens, o que se estuda e pesquisa?
Mudanças ocorridas nos últimos vinte anos na sociedade brasileira, de forma contundente nos campos do Trabalho e da Educação, foram estimuladas pelas instituições reguladoras supranacionais, bem como pelos Estados-Nação. A implementação de uma nova lógica no processo de acumulação significou mudanças que atingiram o mercado de trabalho, provocando novas questões sociais, especialmente para a juventude, que podem ser traduzidas pelo crescente desemprego e pelas novas configurações do trabalho.
Assim, este fórum tem como propósito o debate de experiências e de resultados de pesquisas, que abordam a temática Juventude e Mundo do Trabalho, voltando-se para a reflexão sobre os processos de qualificação/formação e inserção de jovens nas relações de trabalho, destacando o emprego, o desemprego, o trabalho precário, observados em vários contextos, tais como as políticas públicas que foram construídas para jovens, na tentativa de reduzir os índices de desemprego neste segmento.
O mercado de trabalho e a inserção profissional de jovens são cada vez mais difíceis, se compararmos com o passado. O que dizem as pesquisas? Quais são as condições de inserção profissional dos jovens que saem do ou que ficam no sistema educacional? A qualidade da inserção varia de acordo com o nível de escolarização, com o local de moradia, com o sexo, a cor/etnia, a classe social e com a participação em redes sociais (igrejas, ONGs, grupos culturais, etc.). Para os sem escolarização, o que sobra no mercado de trabalho? Estas questões orientam a organização do Fórum, que pretende refletir sobre os desafios que se colocam para os professores que trabalham na formação da juventude.

Objetivos

O objetivo geral deste fórum é discutir as transformações ocorridas na sociedade brasileira, de forma particular nas (inter)relações estabelecidas entre os campos do trabalho, da educação e da(s) juventude(s). Para tanto, propomos ampliar o debate quanto:

  • às condições de inserção profissional dos jovens que saem ou que permanecem no sistema educacional;
  • às relações entre a qualidade da inserção no mercado de trabalho e a condição de classe, sexo, cor ou etnia e participação em redes sociais;
  • às condições de inserção profissional e busca de escolarização de jovens mulheres, sem ou com pouca escolarização, em projetos de geração de renda;
  • à lógica que opera as políticas públicas de emprego para jovens no Brasil , na última década, especialmente aquelas que compreendem a formação como garantia de acesso ao mercado de trabalho;
  • à participação político-sindical de professores, jovens, mulheres que trabalham em instituições públicas de educação.

Além disso, pretende-se proporcionar, através da exposição de livros no local, o conhecimento daqueles que se relacionam com o tema do fórum, aproximando os participantes dos autores.

PROGRAMA

MANHÃ

9h – Abertura Oficial

Edgar Salvadori De Decca – Coordenador Geral da Unicamp
Sergio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Presidente da ABL
Aparecida Neri de Souza – Gepedisc / FE / Unicamp

9h30 às 10h30 – Mesa Redonda: Jovens, mercado de trabalho e educação

Coordenação: Neusa Maria Mendes de Gusmão (Antropóloga, Professora Titular, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Expositores:
Claudia Mattos Kober Tempo de decidir: produção da escolha profissional entre jovens do ensino médio (Professora Doutora, Universidade Anhembi Morumbi)
Fernanda de Araújo MandettaDa ONG para o trabalho? Escolarização, trabalho e trajetórias de jovens de classes populares de Campinas/SP(Mestre, professora de história em escola pública estadual, Campinas/SP)
Julio César Ferraz AmstaldenPor trás da cena: caminhos de inserção profissional de jovens com formação superior em música (Doutorando, Professor, Universidade Metodista de Piracicaba)

10h30 às 11h – Intervalo para café

Roda de autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum

11h às 12h30 – Debate

Debatedoras:
Liliana Rolfsen Petrilli Segnini (Socióloga, Professora Titular, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Márcia de Paula Leite (Socióloga, Professora Titular, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Helena Maria Sampaio (Antropóloga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)

Discussão com plenária

12h30 às 14h – Almoço

TARDE

14h às 17h – Mesa Redonda: Políticas, trabalho e educação

Coordenação: Ana Lúcia Goulart de Faria (Pedagoga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Expositores:
José Humberto da SilvaPolíticas públicas de emprego para jovens no Brasil: lógicas e interesses em confronto (Doutorando, Professor, Universidade do Estado da Bahia)
Amarildo CarnicelJornal comunitário e a inserção de jovens no mercado de trabalho: resultados de projeto realizado em Campinas (Doutor, Jornalista, Pesquisador, Centro de Memória da Unicamp)
Carolina Orquiza CherfemMulheres nos empreendimentos de economia solidária: avanços, desafios e a tentativa de escolarização na busca por qualificação para o trabalho (Doutoranda em Educação, FE – Unicamp)
Joseane Maria Parice BufaloA construção da carreira docente na educação infantil através da luta sindical (Doutora, Professora educação infantil, Rede Municipal de Campinas/SP)
Debatedoras:
Olga Rodrigues de Moraes von Simson (Socióloga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Elisa Angotti Kossovitch. (Filósofa, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Selma Borghi Venco (Socióloga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)

Discussão com plenária

17h – Encerramento

ORGANIZADORES:

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural (Gepedisc), Departamento de Ciências Sociais na Educação (Decise) Faculdade de Educação, Unicamp
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural. O Gepedisc constitui um espaço de aglutinação de pesquisadores, professores, estudantes do programa de pós-graduação em Educação e estudantes de graduação interessados nos estudos e nas pesquisas, numa perspectiva das ciências sociais, sobre as diferenças sociais e culturais, considerando as relações sociais de classe, gênero, etnia, geracional nos processos sociais, com destaque para os educacionais. Nesta direção, categorias sociais como jovens, mulheres, negros, indígenas, crianças, migrantes, trabalhadores são estudados nas dimensões sociológicas e ou antropológicas. As mudanças nas relações e no mercado de trabalho na sociedade moderna e contemporânea, em diferentes setores da economia, são pesquisadas. O grupo reúne, portanto, sociólogos, antropólogos e pedagogos, que estudam infância, juventude, trabalho, migrações, educação não formal, relações entre educação e trabalho, relações de gênero, movimentos sociais. Neste fórum, estão presentes os professores membros do Gepedisc, tanto na coordenação das mesas como debatendo com os expositores; assim como os mestres e doutores formados por estes professores, apresentando seus estudos e pesquisas sobre o tema – Juventude, Trabalho e Educação – proposto para o Fórum.
Coordenadoras do Gepedisc: Aparecida Neri de Souza e Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Sitio do Gepedisc - http://www.fe.unicamp.br/gepedisc

ALB – Associação de Leitura do Brasil
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura - pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”; estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: http://www.alb.com.br

RAC – Rede Anhanguera de Comunicação
A Rede Anhangüera de Comunicação é constituída por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação, desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo, promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de jornais.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e http://www.cosmo.com.br/

INSCRIÇÕES ABERTAS
"Fórum Permanente de Desafios do Magistério"

( As Inscrições se encerram no dia 14/06/2011 as 11:00)




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